Dysfemismo

Saturday, March 31, 2007

Humano

Ser humano é apegar-se de tal inextricável maneira à sua consciência historica e antropologicamente germinada que torna-se regra geral de aplicação prática a troca de sua vida material pela racionalmente obscurecida (desde a morte teórica de Deus) ilusão de vida eterna.

6 Comments:

  • Isso tudo dito assim, sem uma virgulazinha prá tomar fôlego, transmite com clareza a idéia de como nós, os humanos, complicamos e adiamos viver o presente por uma ilusão, seja ela qual seja, que está no futuro.

    By Blogger Udi, At 8:33 AM  

  • Ser humano é viver com um olho no eu e outros tantos olhos no outro...

    By Blogger Anne M. Moor, At 9:26 AM  

  • Sem os floreios:
    "Ser humano é apegar-se à sua consciência de forma a trocar a sua vida material pela ilusão da vida eterna".
    Extraindo o conceito:
    "Ser humano é ter a ilusão da vida eterna". E a razão para isso é o apego à consciência.
    Bingo: um cachorro, aparentemente, não tem a ilusão da vida eterna.
    Não sei se tem consciência.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 7:18 PM  

  • Querido- que Deus te ilumine.-Zuleica

    By Anonymous Anonymous, At 6:32 AM  

  • Ser humano é acreditar que somos superiores e, pior do que isto, únicos...

    Criamos até um Deus "a nossa imagem e semelhança..." é claro!

    By Anonymous Anonymous, At 7:14 PM  

  • galerinha.

    pelo visto não ficou claro, então explico-me:

    começar uma sentença com "ser humano é" é uma ironia monstruosa porque além de pretensioso é imbecil tentar qualquer definição de qualquer coisa sem parametros estabelecidos, a menos que voce acredite que palavras representem coisas em si, o que é um absurdo inominável.

    Em segundo lugar, o central da frase em questão não é o ser humano, mas o advento da consciencia. Consciencia é um fenomeno, não uma coisa em si. Não é um órgão, não é um espírito. É o resultado acidental de um centro de comando do corpo excessivamente complexo e excessivamente independente de programação instintual. É daí que surge a idéia de "inteligencia artificial", máquinas desprovidas de espírito metafísico mas com a capacidade de tornarem-se centros computacionais independentes de sua programação, como nossos próprios cérebros.

    Em terceiro lugar, o objetivo final da frase não é definir nem muito menos perguntar "o que voces acham que define um ser humano" mas apontar pra o fato de que a maior parte das pessoas que agente conhece

    a. teme à Deus porque teme à morte de tal forma que prefere acreditar na imortalidade da alma e não aproveitar a vida em função da possibilidade de sentar-se ao lado de seu criador pela eternidade.

    b. Não acredita em Deus, mas acredita na Medicina e na revista Veja (ainda que não a leia e que a negue, porque os reflexos desse tipo de divulgação em massa são reflexos de e refletem em todos os costumes da sociedade que é alienada por ele) e, consequentemente, teme ao Cancer e à falencia múltipla ou independente de seus órgãos como o poderoso inefável Veto de todas as atividades prazerosas da vida (que, na maior parte das vezes, terão consequencias assassinas quando voce já tiver na idade em que deveria morrer se não fosse pelos avanços da medicina que permitem defuntos artificialmente vivos com dezenas de remédios obcenamente caros).

    c. ao mesmo tempo que "curte" a vida em termos práticos, não consegue se harmonizar com os próprios prazeres pelos reflexos culturais do tal apego inexorável à própria consciencia. É o tipo fumante que está sempre dizendo que vai parar de fumar *como a maioria dos fumantes é, diga-se de passagem.


    Ressalto ainda que a maior parte das pessoas não tem consciencia desse processo e nem consciencia de que a propria consciencia foi, eventualmente, germinada e que não é uma parte física ou espiritual da nossa existencia. O próprio fato de que a maior parte das pessoas separa "corpo e mente" da mesma forma como separararia "corpo e alma" é um sinal de que não se dão conta de que a tal "mente" é uma idéia metafísica das consequencias de um centro operacional independente e complexo demais.

    By Anonymous Anonymous, At 12:29 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home