Dysfemismo

Wednesday, December 20, 2006

Ciclo Geracional

A única coisa de que você pode ter certeza absoluta a respeito da educação do seu filho é que se ele trilhar exatamente o mesmo caminho que você trilhou, carregando as mesmas convicções, ela falhou (Viva a Ordem e Progresso, Viva o PSDB!).

Quando você cria seus filhos da forma que acredita ser a mais correta – e esperamos que a maior parte de nós aqui considere isso normal -, seja através do colégio ou da educação em casa, é bem provável que ele desenvolva algumas práticas e convicções diferentes das suas (o que é perfeitamente saudável considerando que a educação que você dá aos seus filhos pretende corrigir muitos erros que você identificou na sua própria educação).

Portanto, as diferenças entre seu filho e você são em boa parte resultado direto da educação melhor que você provavelmente deu aos seus filhos e do diferente contexto histórico-cultural em que ele se encaixa. Não adianta tentar reclamar que deveria ter criado seus filhos exatamente como você foi (“Ah, bem que eu deveria ter sido mais severa obrigando-o a comer salada”, “Sabia que deveria tê-lo obrigado a estudar mais”, etc.) toda vez que o caminho dele desvia-se do seu próprio. Isso é não só saudável e desejável como provavelmente educativo pra você: por que não ouvir as convicções de seus filhos, inseridas em um contexto mais avançado da perpetuamente-atualizável Cultura para rever - ou então reafirmar - suas próprias?


PS: Desculpem-me, mas a pieguisse auto-ajuda-veja-revista-de-horóscopo-caetano-veloso do final em aberto faz parte do estilo de meu recém-nascido alter-eu-lirico que escreve para as melhores revistas deste país.
(E viva as matérias nos dizendo o que pensar!)

Rodrigo

6 Comments:

  • para mim o melhor livro de auto-ajuda que existe é o cardápio engordurado de um boteco...e curiosamente herdei isso do meu pai...rs

    By Anonymous Anonymous, At 8:37 AM  

  • acho q minha mãe pensa akilo sobre salada hahaha.. odeeeeiioo!!!

    By Anonymous Anonymous, At 12:58 PM  

  • Desenvolvi uma forma confortável de pensar sobre a salada e outros quetais que não consigo incutir em filhas e pacientes:
    A natureza é tão sábia que a criança está perfeitamente saudável, mesmo não fazendo aquilo que acho perfeito, portanto, talvez a natureza seja mais sábia que eu...

    By Anonymous Anonymous, At 1:55 PM  

  • Uma versão mais ácida de "Como nossos pais" de Belchior, mas sem a doçura da interpretação de Elis.

    Gosto do seu estilo.

    By Anonymous Anonymous, At 8:09 PM  

  • A fala do pai:
    Legal poder reconhecer-se em alguns traços dos filhos.
    Mais entusiasmante ainda quando em versão revista e melhorada, como é o caso dos meus.
    Mas não sou suficientemente egocêntrico para desejar clones.
    É muito mais divertido, interessante, educativo e estimulante amar um outro.
    Vive la diference !

    FF

    ps - Rô, não esqueça do horário das refeições ...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:12 AM  

  • Interessante seu texto. Acho que gostei, mas as incertezas dão um meeeeedo! Mas é a vida, não? - Abraços da Zuleica.

    By Anonymous Anonymous, At 5:01 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home