Dysfemismo

Monday, December 11, 2006

Inter-mission

Com referência a peculiaridade humana de julgar fabulosa a superação através da previsão - ou, mais especificamente, com referência aos proto-cordados que me atiram pedras anonimamente nos comentários de meus prolongamentos alter-éguicos e pseudópodos virtuais (blog, fotolog, etc.) e que, após sucessivas derrotas por nocaute, pontuação ou W.O (no caso de desistência por excesso de caracteres na minha resposta - o que eu acredito ser, de fato, a causa da maior parte de minhas vitórias argumentativas), decidem que o melhor que podem fazer é o famoso hit-and-run : xingar e sair correndo gritando alguma previsão óbvia - como, por exemplo, "lá vem uma resposta longa" e julgando de tal forma terem saído vitoriosos devido ao seu evidente sucesso como fortune-tellers.

Eu já lí isso dezenas de vezes ao longo de minha carreira de polemista virtual e provavelmente ainda lerei mais algumas dezenas. Mas é uma daquelas coisas que não deixam de te espantar nunca, como duas moscas trepando no ar ou a quantidade de ligações-não-atendidas que seu consorte é capaz de te deixar no celular quando voce não está afim de atendê-lo.


É como se eu provocasse um boxeador enorme com um jab no rosto e depois gritasse "ah, agora voce vai me socar de volta" esperando que ele se lamentasse passivamente, dizendo algo como "poxa, que pena, voce adivinhou".

9 Comments:

  • Não quero entrar nessa briga porque, como você mesmo disse, te enaltece ainda mais...mas andei lendo alguns textos teus e, embora tenha questionado esta preocupação discursiva e acadêmica anteriormente, não acho que você escreva mal...mas é importante ter em mente que, quem escreve deve pensar,sim,no seu leitor...caso contrário é melhor se olhar no espelho e gritar o que tem a dizer...ah, e não que seus textos também não tenham conteúdo. talvez alguns ajustes e um pouco de humildade evitaria que pessoas perdessem tempo preocupadas com o "autor" e não com a "obra". boa sorte com o seu blog

    PS; "enquanto os tolos estão cheios de si, os sábios estão cheios de dúvidas" Russel

    By Anonymous Anonymous, At 11:32 AM  

  • Acho que essas dúvidas dos sábios podem também ser chamadas de flexibilidade!
    Tem uma estorinha sobre o carvalho (que tomba e não verga e, portanto apesar de sólido, aguenta menos as intempéries), que às vezes me vem à mente como uma forma de explicar como podemos prosseguir sem tanta confiança em nós mesmos.
    A flexibilidade pode ser uma forma de irmos mais longe...

    By Anonymous Anonymous, At 3:15 PM  

  • 1. Eu não disse que a sua entrada na briga me enalteceria em ponto algum.
    2. Voce cisma que minhas preocupações são academicas mas eu lhe asseguro que são puramente artísticas. É uma questão de influência e de gosto pessoal. Nem tudo o que eu escrevo está de acordo com as prescrições gramaticais ultrapassadas do império português; o que está harmonizado com o academicismo é aquilo que eu acho que faz sentido no contexto exato do meu texto.

    3. O dia em que humildade significar errar de propósito e abdicar do direito de argumentar a respeito de suas próprias crenças Jesus Cristo poderá ser coroado o maior de todos os Arrogantes.

    4. As pessoas que ao invés de lerem meu texto tentam ler minha pessoa não são do meu interesse. Se eu não puder escolher nem os padrões de arte dentro dos quais eu quiser criar, eu posso me acorrentar numa parede olhando pra minha própria sombra e morrer como um escravo completo que não fará a menor diferença.

    5. Citação por citação, voce poderia ter pego o clichê socrático que daria na mesma (ou seria até melhor, já que a regra geral que engloba o valor dos argumentos de autoridade - citações - enaltecem a idade da citação em questão).

    Eu entendo que voce preze por determinados valores que vão diamentralmente em oposição aos meus (caso contrário não usaria o nome que usas e muito menos terminaria um comment com uma citação óbvia...), mas apesar de não discordar da relação queijo-buraco que existe entre o conhecimento e o não conhecimento (Quanto mais queijo maior a quantidade absoluta de falta de queijo pela incidencia de buracos e quanto maior o conhecimento maior a quantidade de dúvidas sobre o próprio objeto de conhecimento) não acredito que, de forma alguma, isto sirva de argumento a favor da humildade escancarada que é, na minha opinião, não só falsa como destrutiva.

    Embora sócrates, o berço da frase que voce citou, afirmasse "só sei que nada sei" (que simbolizaria na analogia do queijo o conhecimento infinito intrinseco a falta absoluta de conhecimento), ele jamais deixou de discutir e firmar seu ponto de vista, nem no momento de sua morte - segundo o mito.

    Ter argumentos contra determinada proposição não significa considerar-se superior a tal proposição. Ao invés de baixar a cabeça para tudo e dizer que só sabe que nada sabe, o moralmente correto - já que a questão aqui me parece mais moral do que qualquer outra coisa - seria contra-argumentar, dialetizar, o máximo possível, de forma a promover o crescimento intelectual de ambas as partes da discussão às maiores proporções que tiverem capacidade de alcançar. Enquanto que se o que as partes fizessem fosse simplesmente sentar e chorar sobre a sua própria ignorancia esta ignorancia nunca seria elevada às proporções infinitas do conhecimento absoluto. - que embora inalcançavel é, na minha opinião, a única meta para o guerreiro do conhecimento destinado a morte na ignorâcia.

    (Assim como um guerreiro tribal não aspira a própria morte mas sabe, intimamente, que este é o desfecho inevitável de sua filosofia prática voltada progressivamente para metas grandiosas cada vez mais difíceis, até o momento em que falhará).

    By Anonymous Anonymous, At 12:34 PM  

  • ps: enjoei de discutir sobre o meu eu-liric deste blog.

    discutamos os assuntos; sobre o meu eu-lirico discute ele mesmo e os outros eu-liricos que eu tenho.

    By Anonymous Anonymous, At 8:19 AM  

  • Não é possivel que as pessoas passem mais tempo tentando me dizer o que fazer da minha vida do que lendo o meu maldito texto.
    Mas que cacete, isso aqui não é um anuncio no jornal "precisa-se de ajuda para escrever", é um blog!

    By Anonymous Anonymous, At 7:36 AM  

  • Preocupação demais com um reles comentarista ...
    Faltou anotar que o queijo supra-citado é, por imposição analógica, do "tipo suiço".
    Cada um escreve como bem entende e quem lê entende como bem escreve.
    Last, but not least: quem não tem alma de artista exige a mediocridade alheia.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 7:13 PM  

  • fiker diz

    hahahahahahahah

    By Anonymous Anonymous, At 7:43 PM  

  • Você se acha pra caralho, mas depois de ler e reler o texto algumas dezenas de vezes, eu (acho que) entendi e devo dizer que foi, no mínimo, um modo interessante de ouvir alguém me chingar de "projeto de humano".

    By Anonymous Anonymous, At 6:51 PM  

  • Falndo sobre coisas que espantam, vi uma borboleta fazendo xixi!!!

    By Anonymous Anonymous, At 2:55 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home