Dysfemismo

Monday, October 23, 2006

O Umbigo, a Merda e o Ventilador

Julgas, do alto de vosso imaculado pedestal, que és o mais inocente, casto, alabastrino, íntegro, virginal e virtuoso dos seres deste mundo; que todos aqueles que portam o órgão sexual diferente do teu são os mesmos obscenos, indecentes, ignominiosos e deploráveis infratores do santíssimo imperativo ético absoluto de dentro da sua excelentíssima imaginação metida a racional de animal-psíquico?

- Sim, são todos uns animais, uns cachorros - é o que você me diz sem me ouvir.

- Sim, todas, sem exceção, putas sem coração – é o que eu te respondo sem pensar.

Afinal de contas, porque outro plausível motivo, em todo relacionamento em que eu e você resolvemos nos meter, as coisas terminam, sempre, em uma pilha enorme, pútrida e pecaminosa de merda jogada no ventilador? E então o velho sábio da montanha cujo nome não ousaria reproduzir, responde:

- Será que não é você quem está jogando a merda no ventilador, e se achando o mais injustiçado dos seres porque algum tipo de força incontrolável, inefável, imprevisível e inextricável do universo estaria, supostamente, a espalhando [sim, a merda] segundo as aleatoriedades imprevisíveis da vida?

[versão ocidentalizada: Se tudo dá errado, deixa de ser kantiano(a) e coperniquiano(a), deixa de girar o mundo em volta de si e achar que todos os problemas que te acontecem são causados pelas intempéries do funcionamento psiquico dos outros e considere honestamente a possibilidade de voce estar fazendo alguma coisa que te leva inevitávelmente a um desfecho desagradável]

17 Comments:

  • Saber que somos a origem do problema já é meio caminho andado ... O problema é encontrar a outra metade ...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:20 PM  

  • O problema pode estar dentro de você...

    By Anonymous Anonymous, At 8:33 PM  

  • Só o título já daria um bom motivo para pensar...

    By Anonymous Anonymous, At 8:24 AM  

  • incrível.

    By Anonymous Anonymous, At 6:00 PM  

  • Olha, eu gosto de fazer sexo e um homem que diz que não é a coisa mais importante tá mentindo ou é gay... se bem que gays também devem gostar de sexo. Eles devem trepar o tempo todo, já que são homens. Bom, mas isso não vem ao caso. O que importa agora é contar a história de como aquela marmota foi parar no hospital de animais... ou talvez nem importe, porque ela morreu.

    By Anonymous Anonymous, At 10:53 AM  

  • Sinceramente, não gosto deste excesso de adjetivação textual. A clareza ainda é a melhor maneira de se escrever...prefiro textos mais simples, sem o "lirimo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo"(sic.). A forma é importante, mas o conteúdo é essencial. A propósito, queria que vc me explicasse o que quer dizer "santíssimo imperativo ético absoluto de dentro da sua excelentíssima imaginação metida a racional de animal-psiquico"...É algum novo modelo de linguagem?

    By Anonymous Anonymous, At 1:37 PM  

  • "se citação fizesse um homem nenhum homem seria um homem"

    eu escrevo como gosto de escrever, e considero a distinção dicotômica entre "forma e conteúdo" uma abstração metafísica tão absurda quando se considerar a possibilidade de imparcialidade jornalística ou neutralidade política.

    Mas seja lá que tempo que voce considere a época áurea da literatura, seja um dionisíaco, ou o apolínio, ou o outro d., o outro a., a negação ou a negação da negação, eu não me incomodo muito com qualquer tipo de dificuldade de leitura porque "entendimento" me parece uma ingenuidade metafísica das mais graves.

    Não faz sentido perguntar "voce entendeu?" simplesmente porque pra que a resposta pudesse ser indubitavelmente afirmativa voce teria que ler a mente do maldito cara que escreveu.

    O ponto é que "clareza" e "obscuridade" são distinções inaplicáveis; o que temos é a impressão de clareza quando utilizamos termos que todos utilizam. Mas aí é que justamente os termos ficam mais impregnados de subjetividade e se tornam mais obscuros, com a aparência de clareza.

    Quando à pergunta:

    O imperativo ético absoluto é o "livro implícito" de regras de comportamento e função social de determinadas pessoas em determinados meios - o absoluto é o majoritário, cristão, capitalista, etc.

    A nossa imaginação é "metida a racional" porque temos a doce ilusão de que tomamos determinadas decisões por critérios racionais, enquanto (segundo o meu modelo explicativo) na verdade nossos pensamentos são fantochezinhos do nosso poderoso centro psiquico (que tem a maravilhosa mania de nos esconder suas próprias intenções e nossas próprias motivações de nós mesmos).

    Animal psíquico fazendo referencia ao homem da razão-palavra e ao homem político, brincando com o fato de que eu colocaria o diferencial do homem nem em uma nem em outra coisa, mas na nossa complexidade psiquica bizarra.

    Obrigado por comentar aqui, preferi responder por aqui mesmo e até prefiro que voce responda o que eu comentar dos seus textos lá no seu também, fica mais fácil.
    Ou não, se voce preferir não fazer assim também nao tem problema..

    Te vejo lá no seu blog

    Abraço

    By Blogger Dr. Voldo, At 1:12 AM  

  • Se ficou com preguiça de ler a resposta, eu preparei uma versão simplificada:

    - Tá, entendo que não te agrade, é comum. Mas é meu estilo, sinto muito, não acredito que haja uma forma certa de escrever e uma porção de erradas. Voce prefere de um jeito, eu de outro. Não pretendo ser nenhum paulo coelho, se eu gostar dos meus textos já tá bom.

    By Blogger Dr. Voldo, At 1:14 AM  

  • Para o leigo, uma montanha é uma montanha.
    Para o iniciado, uma montanha é uma manifestação de Deus.
    Para o mestre, uma montanha é a montanha.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:53 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:55 PM  

  • Ou, numa versão mais dogmática, a simplicidade é o extremo da complicação...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:57 PM  

  • Li, acho que entendi e gostei. zuleica. Apareça.

    By Anonymous Anonymous, At 6:09 AM  



  • Concordo com a idéia contida no texto a respeito do egocentrismo nos levar muitas vezes a jogar a tal M. no ventilador.
    Ah! esses mecanismos inconscientes de boicoite a nós mesmos, esse modo de tratar o próprio umbigo!
    "A estrada é infinita..."não é?
    A percepçào deste fato é como um acender de luzes numa noite escura, faz uma baita diferença.
    Daí para frente tem um caminho a percorrer.
    Gostei muito!
    Zan

    By Anonymous Anonymous, At 9:52 AM  

  • Rodrigo,
    adorei sua capacidade de síntese ao comentar sua resposta ao seu amigo. Falando nisso, como eu já comentei antes, o título foi formidável, auto explicativo, a melhor síntese, mesmo!

    By Anonymous Anonymous, At 4:11 PM  

  • Já que tocaram no assunto, também quero perguntar: "aleatoriedades imprevisíveis"???....Desde que conheço o dicionário qualquer aleatoriedade é imprevisível

    By Anonymous Anonymous, At 4:40 AM  

  • Existem aleatoriedades parcialmente previsíveis por métodos estatísticos (como um lance de dados, por exemplo), e existem aleatoriedades absolutamente imprevisíveis como as aleatoriedades da vida (que alguns cientistas ainda juram conseguir quantificar...)

    By Blogger Dr. Voldo, At 6:37 AM  

  • A primeira coisa a saber é que merda acontece. Por insensatez do destino, pode ser que ela venha a acontecer bem em direção da ocorrência de um ventilador. Tá, tentar melhorar - e exigir melhorias dos outros - é um jeito bastante digno de tentar separar as merdas e os ventiladores, que continuarão existindo ainda por um bom tempo. Mas identificar culpados é uma espécie de retrocesso em qualquer superação.

    By Blogger agente laranja, At 4:14 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home