Dysfemismo

Wednesday, August 23, 2006

Palavra de Honra

Parece-me que o cândido vulgo acredita que alguém pode simplesmente viver com sua honra suspensa no éter imaculado, mentir, sacanear, ofender, transgredir, violar, enfim: cometer todas as injurias e perjúrios que lhe ocorrerem impunemente. E, quando realmente tiver necessidade, é só invocar sua intacta e abstinente honra de seu éter suspenso para utilizá-la como arma secreta.
Não faz sentido algum. Você não pode escolher quando a honra está em jogo e quando não está. Ela sempre está. Prometer algo não faz sentido algum, é dizer: “olha, eu costumo mentir, mas juro que agora não estou mentindo”. “Juro” e “Prometo” são palavras, como todas as outras; a única coisa que nos faz ter algum respeito extra por essas duas expressões é o fato de que são, usualmente, o último fio de esperança de alguém que está apelando com seu último recurso.
Uma mentira é uma mentira; jurada, juramentada, prometida, asseverada, afiançada, penhorada, garantida, professada, votada, ou não.
As palavras não têm diferentes valores, diferentes quantidades de ser. Por mais que tenhamos uma doce e ingênua ilusão de que a palavra amor vale mais do que a palavra abajur, ela não vale. São só palavras.
Mas ainda há um argumento final, utilizado por aqueles que defendem tal prática: ao tratar-se de um acordo, na medida em que as partes mentirosas realmente atribuem determinado valor elevado às promessas, o evento de fato se passa como se as palavras de honra valessem mais do que suas palavras normais. Mas isso só pode ocorrer se as duas partes atribuírem realmente esse valor às palavras.
Todavia, você nunca poderá saber se a outra parte confere realmente esse poder à suas palavras ou não. E eu também sugiro que você não se esqueça de que, além do suposto acordo, não há diferença.

Tendo isso em mente, jure à vontade. Mas se me vir jurando, eu provavelmente estarei bêbado.

16 Comments:

  • A frase final tá estilosa demais, quase apaga o brilho do resto do texto, coitado : )

    By Anonymous Anonymous, At 11:26 AM  

  • Querido,
    quando perdemos a confiança em quem amamos, perdemos parte da esperança que nos impulsiona pela vida.
    Deixe que se celebre a vida, pois é provavelmente nossa única oportunidade, mesmo que para celebrá-la precisemos estar um pouquinho altos...
    Talvez a melhor maneira de não desapontar ninguém seja oferecer o melhor de sí, mesmo sabendo que pode não ser o suficiente.
    E uma boa maneira de não se desapontar tanto pode ser diminuir as expectativas.
    Espero desapontá-lo, ou tê-lo desapontado, o mínimo possível...
    Procure lembrar-se da história que um dia eu contei sobre encontrá-lo com febre e a intensidade de emoçôes que isso me trouxe. Detestaria perder seu afeto por comemorar sua existência, que me é muito querida.
    Beijos

    By Anonymous Anonymous, At 5:16 PM  

  • O comentario da Glaura foi absolutamente zuleikiano..

    By Blogger Flavio Ferrari, At 6:00 PM  

  • Ah... arguto amigo.
    Percebeste o engodo, então.
    Se as palavras de um farabuto
    Não valem mais do que um puto
    Toda e qualquer jura é em vão

    By Anonymous Anonymous, At 6:08 PM  

  • Meu querido,

    Texto maravilhoso...
    Poucos entenderão.
    Meu momento(e nossas conversas) me permitem entendê-lo e recebo ewste texto como um presente, primeiramente porque resume o que temos argumentado e que muitas vezes me soou incompreensível mas agora está mais claro.Depois porque o presente veio de você.
    A integridade de um ser humano está na harmonia de seus pensamentos, ações e expressões. Prá que jurar? Hoje é hoje, amanhã, quem saberá?
    ZAN.

    By Anonymous Anonymous, At 4:04 AM  

  • eu sempre acabo rindo com seus textos! nao sei por que mas a verdade realmente traz algo de ironico, nao deveria ser engraçado mas quando alguem fala a verdade tao em cheio, tao perfeitamente explicada, acaba extraindo o riso, nao sei se acontece só comigo qauando leio seus textos. Alias seus textos sao otimos adoro ler eles, dao muito material pra pensar! Achei mto legal tambem a ideia de conversar com as pessoas aqui no comentario, alem de demonstrar uma certa gratidao, eu acho espetacular ter a oportunidade de explorar mais a fundo o texto e debater ele com o criador. Alias só acho espetacular por que os textos sao muito bons, se nao, nao me importaria nada em conversar com quem os escreveu!
    Voce ja escreveu um livro? ta escrevendo? ainda nem começou? Eu realmente estaria ansioso pra ler um livro seu, vc tem mta coisa pra fala, percebe-se. Abraçao!

    By Anonymous Anonymous, At 8:33 PM  

  • Cara, mas q talento eh esse?
    serio, se vc estiver escrevendo um livro eu tb quero ler! xD
    Amo seus textos, parebéns!
    *Fã nº1*
    o/

    By Blogger Gaul - Sama...¬¬, At 3:30 PM  

  • Sobre juramentos (e acho que inclui o "palavra de honra", Jesus disse: "Seja o teu falar SIM SIM< NÃO NÃO" (Se não me engano ele disse que o mais (jurar) provém do mal. Mas eu costumo dizer "palavra de honra" quando quero afirmar que digo uma verdade. Pois bem, você me convenceu a não usar mais essa expressão.

    By Anonymous Anonymous, At 6:57 AM  

  • That's my boy ...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 8:20 PM  

  • JURO, Me da isso aqui!

    By Anonymous Anonymous, At 10:23 AM  

  • É tudo verdade... mas se a gente tem o hábito de mudar o tom de voz, falar "literalmente" mesmo quando o que estamos falando é totalmente "figurativo" e usar números absurdos (como 550.000) para dar mais veracidade para nosso discurso, é quase impossível não colocar um "juro" no meio... Não que, literalmente, tenha algum valor, mas ajuda a cativar o ouvinte...
    Gostei dos últimos parágrafos: se você não tem como saber se o "juro" do outro tem mais valor, para você vale a pena desvalorizar o seu "juro"... Isso vale pros dois, e ambos sabem disso... Logo, os juramentos voltam ao estado banalizado... A menos que os dois saibam que a situação se repetirá no futuro, e aí talvez não valha a pena "jurar em falso"...
    Na verdade, pela teoria dos jogos, os dois não quebrarão os juramentos apenas se essa situação for se repetir por um número infinitamente grande de vezes, porque se o número for limitado ambos esperam um desrespeito na última vez, o que os faz quebrar o juramento na penúltima. Esperando isso na penúltima, eles o fazem na ante-penúltima e assim sucessivamente...

    By Blogger Avz, At 7:56 PM  

  • Querido neto, ante tanto desencanto, não resisto à tentação de pedir aos seus leitores que acessem o meu blog www.zuleica-poesias.com

    Vou esperar você amar alguém de verdade.

    By Anonymous Anonymous, At 6:31 AM  

  • Porque as pessoas das nossas famílias sempre acham que o mais ínfimo grau de discória tendo como objeto qualquer elemento do cânone histórico-cultural do qual fazem parte (Afinal de contas, a família é tradicionalmente um coletivo conservador) é seguido de indiscriminadamente de referências absolutamente tautológicas com relação ao assunto em questão?
    Se lhes digo que a classificação arbitrária de pessoas boas e pessoas más me parece desmesuradamente metafísica e ingênua, me respondem: um dia voce irá entender
    Se questiono seu senso absoluto de significação do termo "amor", me respondem que um dia amarei de verdade.
    Se me dizem que sou louco e lhes dou argumentos que lhes prove o contrário, dizem que estou bloqueado.
    E por aí vai.

    Meus queridos: tautologia e metafísica auto-referencial, aqui, não!
    Está é a casa da razão às últimas consequências. É um blog, não um estilo de vida ou um diário de rodrigo ferrari.

    By Anonymous Anonymous, At 11:16 PM  

  • * deve ser seguido (e não é seguido)

    By Anonymous Anonymous, At 11:17 PM  

  • O "juramento" é o que muitos usam para ter/dar uma (talvez) falsa "segurança" a alguém..
    E mentira é algo realmente repugnante mas também me parece ser algo relativo já que cada pessoa tem/acredita/cria suas próprias verdades. Se algo é real/verdadeiro pra você quem poderá dizer o contrário?

    o_O
    No sense?
    =/
    perdoe-me ..mas tenho uma certa dificuldade de expôr o que estou pensando..A idéia existe mas tenho essa dificuldade..blé

    Tenho vindo aqui sempre, voyeur..não costumo comentar pelos motivos citados acima..
    adoro você viu?

    besos

    N.

    By Blogger Gabriela Gomes, At 7:09 AM  

  • sim, faz todo o sentido

    By Blogger Dr. Voldo, At 10:41 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home