Dysfemismo

Tuesday, January 06, 2009

Terapia e Fantasmática Urbana

É sexta-feira e você, desesperado de tédio, frustrado por não ter conseguido sair com nenhuma das meninas apresentáveis da sua lista do Messenger, acaba convidando pra sair aquela que esteve sempre disponível mas que você nunca ousou chamar pra sair por bom senso.

Mas eis que o bom senso flerta com o desespero, reina o tédio e você a convida para sair. Afinal de contas, ela tem a mesma interface que as outras 6. Mas sua chegada reacende as chamas da razoabilidade e você decide alugar filmes. Filmes horríveis, que você não iria querer assistir sozinho, quanto mais mal-acompanhado. E então, beware, pois aí jaz um dos maiores fantasmas urbanos de nossos tempos: o descompasso entre o filme e a caixinha. É quando nossos aparatos psíquicos se voltam contra nós, quando você preferia ter esquecido aqueles filmes, aquela moça e aquele dia inteiro, que os filmes e a caixinha perdem sua sincronia no espaço-tempo.

Enfim: embora nossos poderes humanos sejam tais que somos capazes de uma nova sincronia espacial entre eles, a um custo de energia e atenção mentais, a sincronia temporal é muito mais dolorosa – ela requer dinheiro, rios de dinheiro. Porque uma vez que você foi dormir depois deste dia que quer esquecer, você plantou uma bomba relógio na sua sala, que só vai estourar quando você, entediado de novo, vai procurar um filme que você já viu na sua pilha de filmes e descobre uma caixinha vazia de um filme deprimente que te desperta memórias que deveriam ter permanecido muito além da sua consciência desde então. E cada dia que passa desapercebido representa um aumento monumental no desastre que já aconteceu.

O que me faz pensar que talvez a terapia seja justamente isso: o preço ultrajante que você é obrigado a pagar por ficar encontrando fatos que deveriam ser vagas e inofensivas memórias.

10 Comments:

  • Bacana o novo visual! Passa uma idéia de sicronia entre visual (que, neste caso, pode ser chamado de espacial) e temporal... será que não? Ano novo, espaço (ainda que virutal) com novo visual.

    Not sure se entendi tudo mas, falando em DVD, recomendo os Doces Bárbaros, documentário-musical sobre uma turnê de Caetano, Gil, Bethania e Gal (há mais de 30 anos) em comemoração aos 10 anos (10!) do tropicalismo e - de quebra - acabou incluindo o "causo" da prisão-julgamento do Gil por porte de maconha.

    Afinal? Qual é mesmo o blog que fala sobre cinema? (...risos!)

    Feliz 2009

    By Blogger Udi, At 5:56 AM  

  • eu mudei o visual porque meus leitores já estão todos em idade de ter dificuldade com letra branca em fundo preto

    mas o importante disso tudo é que a incidência de atrasos com filme é muito maior com filmes ruins

    By Anonymous Anonymous, At 8:15 AM  

  • Sabe aqueles planos que você paga um valor mensal e pode ficar com alguns filmes pelo tempo que quiser ?
    Então ... você pode esconder coisas importantes no fundo da memória, mas paga um "fee" mensal para isso...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 1:09 PM  

  • Gostava mais do layout antigo, mas indiscutivelmente, esse é bem mais fácil de ler ...
    Tks

    By Blogger Flavio Ferrari, At 1:10 PM  

  • Agora, com a explicação do Flávio, entendi completamente: você atrasou vários dias prá devolver um filme retirado em vídeo-locadora (tem acento e hífen?)

    Rodrigo, querido, não ria da titia lerdinha! (pode deixar que ela dá conta de rir dela mesma: huáhuáhuá!!!)

    ...e também não ria se a explicação não era essa (huáhuáhuá!!!) pois já ri por isso também)

    By Anonymous Anonymous, At 7:15 PM  

  • boa pai
    me parece que esse esquema da taxa mensal é sao os ansiolíticos

    By Blogger André Fiker, At 8:51 PM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger Érica Martinez, At 2:41 AM  

  • melhor uma má lembrança de um filme ruim em sua própria companhia (quando você só pode culpar a si, suaviza o fardo...) do que uma má lembrança com """pluses"""...

    PS: welllllllllllll, admito: a dificuldade de ler não era visual... rsrs... Mas gostei da parte dos coloridinhos! hehe

    By Blogger Érica Martinez, At 2:42 AM  

  • eu sei que o problema não é o visual..
    o blog certo é despretencioso e vago o suficiente pra permitir que todo mundo fique dizendo bobagens, trocadilhos, rimas ou conclusões que na verdade eram premissas duvidosas. porque aí qualquer um faz qualquer coisa e tá tudo bem.
    tipo um grupo de auto-ajuda, terapia por livre-associação.

    e isso, o meu blog nunca vai ser. minha filosofia sadomasoquista, dói de ler, dói de pensar e dói de entender. e se voce entender, provavelmente vai fazer sua vida pior.

    mas é assim que eu gosto, se faz bem e presta pra alguma coisa nao é conhecimento e muito menos filosofia, porque a verdade sempre dói, e tudo que é bom e gostoso tem todas os motivos para ser encriminado como farsa.

    (ps: eu era o andré, estou postando do pc dele da riviera)

    By Anonymous Anonymous, At 5:32 PM  

  • curti teu texto e teu blog. mas curti mesmo, mesto foi teu texto "o amor" do blog anterior. muito bom, muito.

    By Blogger Lisa, At 11:56 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home