Dysfemismo

Wednesday, July 30, 2008

O Reino da Próstata

Minha família pode não ser o sonho americano mas é composta majoritariamente por pessoas de bem. Médicos, engenheiros, economistas, advogados. Quando pensei em deixar o cabelo crescer e furar as orelhas eles me alertaram de desvios morais como a homossexualidade e a viadagem (absolutamente distintos), como qualquer família decente faria.

Imaginem então o meu horror quando começaram a exaltar a importância do exame de próstata nos jantares familiares. Traído, esfaqueado pelas costas... um coroinha pedofilizado.

O que seria esse abuso? Seria... uma cilada? Não seria tudo um teste de masculinidade – e assim que eu pusesse os pés dentro da sala de violação anal o proctologista riria de mim e me avisaria que eu não passei no teste; ou talvez algo mais complexo, como filantropia e organizações não-governamentais, contrapesos conjunturais para os excessos do sistema, que não alteram as regras do jogo...

O Filantropo doa dinheiro mas continua capitalista – você pede pra que te enfiem os dedos no cu, mas você continua hetero.

Mas porque confiar nessas pessoas? Os mesmos caras que te falaram do papai Noel pra te obrigar a ir numa festa horrível com dezenas de familiares que te dão roupas intimas coloridas; que quando você começa a pensar ‘mas porque vocês não me dão logo os presentes e me deixam ir brincar?’ te contam da importância de tal evento, da importância de Deus.

Então você diz ‘ah, como o Papai Noel?’, e eles riem e dizem ‘não, meu filho’. E aí pergunta ‘como o coelho da páscoa e a fada do dente?’ e eles ficam ofendidos. E um dia descobre que um deles não existe. E você questiona a existência dos outros. Aí tenta convencer seu irmão mais novo que nenhum deles existe, e te dão um esporro. ‘Porque?’ você pergunta. E eles dizem que seu irmão ainda é novo, mas você já é grandinho pra entender que o Papai Noel não existe.

Mas quando você pergunta ‘isso quer dizer que a vovó não precisa mais acreditar em Deus?’, eles não estão lá mais pra responder. É Domingo.

E a esta altura, quando você se dá conta do que tudo isso significa, já estão com os dedos no seu cu. E já não faz a menor diferença.

18 Comments:

  • Não, não é verídico

    By Anonymous Anonymous, At 11:48 AM  

  • Adorei o texto.
    Retrata as vocações humanas em relação às explicações mágicas.
    É a obsessão pelo controle das emoções do outro.
    Uma espécie de treinamento autógeno reverso para dummies.
    Fica tudo mais fácil se a vovó continuar acreditando em Deus (ou pelo menos fingir que acredita).

    By Blogger Flavio Ferrari, At 7:05 PM  

  • This comment has been removed by the author.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 7:05 PM  

  • Bem vindo ao mundo real! Mas a vovó ainda precisa acreditar em Deus (à moda dela). Mas pense como as mulheres são reviradas do avesso e continue fazendo seus exames com humildade. Beijos nos seus brincos.- Zuzu

    By Blogger zuleica-poesia, At 6:21 AM  

  • É que isso tudo é prá você concluir sozinho mesmo, com seus botões.
    E a escrita tá bem mais leve e solta, né? Mudanças?

    By Blogger Udi, At 5:29 AM  

  • nada de mudanças
    é só que minha forma e meu conteúdo são um só, conteúdos diferentes implicam em formas diferentes.

    Nunca assinei embaixo de nenhum estilo fixo

    By Anonymous Anonymous, At 3:51 PM  

  • e eu conheço essa história de descobrir sozinho e ela nao bate com minha - e de meu irmão e conhecidos - catequização obrigatória...

    E em minha humilde opinião, a existencia ou não de Deus é séria demais pra que se deixe cada um decidir por si. Se existe, todo mundo que discorda e desrespeita vai ser torturado eternamente porque os seus familiares e amigos não conseguiram convence-lo do óbvio.

    Mas ainda que não exista, sustento que é muito saudável acreditar em Deus e que as famílias devem perpetuar esta crença; o grande problema é o desonhecimento ~por parte das famílias dos processos psiquicos que criam ateus por condicionamento mal feito...

    Papai noel, fada do dente e coelhinho da páscoa dão presentes, Deus te fulmina pela eternidade.
    Isso não condiciona ninguém, porque só acontece no pós-vida - por isto as familias devem condicionar eficientemente (através dos mesmos meios que condicionaram-nos ao bom comportamento com reforço positivo dos presentes) seus membros para que eles tenham fé.

    By Blogger Dr. Voldo, At 4:57 AM  

  • Rodrigo:
    Minha família, ao contrário, sempre exaltou a fé no membro. Até que chega um momento na vida em tudo o que sobrou do membro foram os filhos, e então a jente corre pro proctologista.

    By Blogger Ernesto Dias Jr., At 10:56 AM  

  • Com jota mesmo, que o g é suspeito nesse contexto...

    By Blogger Ernesto Dias Jr., At 10:56 AM  

  • Rodrigo, às vezes a gente (mãe/pai) não responde ('a vovó não precisa mais acreditar em Deus?’) por não ter certeza da resposta.
    Quanto ao processo que nos leva à construção (sei lá se esse é o melhor termo)de nosso sistema de crenças (eu chamaria de caminho espiritual), eu entendo que é mesmo muito solitário e depende muito pouco (ou quase nada) de referências familiares.

    By Blogger Udi, At 5:32 AM  

  • ...e, Ro: (acho que vou cutucar a fera com vara curta mas não resisto!) por que esse "nada de mudanças" assim tão categórigo? Mudanças são boas... e o texto é diferente... não sei se no estilo, talvez, menos ainda nas opiniões, mas que tem uma leveza, ah! tem.
    ;)

    By Blogger Udi, At 5:36 AM  

  • Nada muda
    quando muda
    Deus nos acuda

    By Blogger Flavio Ferrari, At 9:34 PM  

  • Tenho que concordar com o mestre: nada muda. E no final a montanha é a montanha e o rio é simplesmente o rio.

    By Blogger Udi, At 3:43 PM  

  • Acho muito interessante esse dogmatismo poético de vocês, da verdade pela rima..

    1. Crenças 'pessoais' são um caminho individual e solitário?
    Em que mundo você viveu? É o exato oposto: as crenças são justamente o consenso metafísico do coletivo familiar, clânico. São coisas que não fazem muito sentido mas não entram em contradição direta com a nossos relações fenomenológicas, e que, como todas as suas referências 'acreditam', voce acaba acreditando também.

    Eu, por minha vez, não creio em crença alguma.
    Eu sei.
    Ou não sei.

    2. Eles não respondem foi poesia ruim. Eles respondem sim, e tem certeza absoluta sobre tudo o que se relaciona ao metafísico, ao físico e ao financeiro. Ah. E ao caminho que você deve traçar na vida.

    Não existem incertezas nem no campo da nossa linguagem (a assertividade inevitável do sujeito-verbo-predicado, da ação como consecução do sujeito), quanto mais no campo da política familiar.


    3.
    Nada de mudanças não porque nada muda ou tudo muda, mas porque este nome não me faz sentido.

    Para que ocorra uma mudança, algo tem de 'ser' antes. E eu não sou, eu estou.

    Como vocês, como nós, como o mundo.

    Nada muda porque nada é.

    By Anonymous Anonymous, At 5:12 AM  

  • Uau! Resposta magnífica e desconcertante. Preciso de mais algumas re-lidas e refelxões até alacançar tudo que você transmite em sua resposta.

    By Blogger Udi, At 6:22 AM  

  • como assim alcançar?
    não tem nada demais, são só palavras.. não tem nenhuma relação com o real
    é, alias, um estupro do real como qualquer outra proposição assertiva..

    By Blogger Dr. Voldo, At 8:54 AM  

  • Só pude mesmo dar uma sonora, gostosa e bem-vinda gargalhada!!!
    Estes somos nós!
    E agora Rô, o que farão (ou faremos) comigo uma vez que estou ¨perigosamente¨ descasada e ainda tenho orifícios a serem ¨violados¨ de forma não matrimonial e anti medicinal?
    Vai ver só foi uma desculpa para qualquer ato introdutório que possa ocorrer no seio da família: foi exame de próstata!!
    Em tempo: tenho saudades suas!

    By Anonymous Anonymous, At 3:28 PM  

  • Eu era católico, isso acabou com minha fé...


    Gostei da comparação entre Deus, Papai Noel, o Coelinho da Páscoa e a Fada do Dente.

    Sei lá o todo da crônica em si me lembrou o Umberto Eco mas sem todas aquelas trocentas citações a fênomenos da cultura pop e erudita. Keep up the Good Work.

    ID:http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=50297260282231526

    By Anonymous Anonymous, At 6:45 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home