Dysfemismo

Wednesday, July 11, 2007

"Você Acredita em Deus?"

Em primeiro lugar, Deus, por essência-definição, é inescrutável, inefável, inexorável, inetc; ou seja, alem de nossas possibilidades racionais – o que significa que no processo de comunicação da pergunta em questão este conceito será obscurecidamente resignificado quando sair de sua boca e aventurar-se pelos ouvidos de seu interlocutor, thus, aproximando-se do não-conceito, do incomunicável.

Em segundo lugar, “acreditar”, crença, na supramencionada questão, é outro termo que intencionalmente aproxima-se do insignificável na proximidade do termo Deus, afinal de contas, pode-se dizer que se acredita em amor, dor, em abajur, ou em Deus com a mesma certeza – são todos termos existentes, verifiques no dicionário se duvidas. Mas não é este o sentido da palavra acreditar quando te fazem esta pergunta, mas um outro sentido que ela carrega quando participa de um todo significativo ao lado de termos inetecteráveis.

E, em terceiro lugar, que diferença faz? (o que é uma pergunta que todos devem fazer a si mesmos quando estão prestes a perguntar alguma coisa, afinal de contas)

Em minha onipotente opinião, esta pergunta tem como finalidade a sua utilização interna como Argumento de Negação Pessoal (nos quais são especialistas os seres psíquicos, em especial os marxistas, psicanalistas, cristãos, e seguidores de outros corpos teóricos tautológicos): considere um questionador ateu, cético, argumento em favor de determinada posição contra determinado interlocutor; a pergunta serve para acalentar sua descrente alma quando ouvir a resposta positiva. “Ah, agora esta explicado”, é o que dirá a si mesmo e a todos que desejarem ouvi-lo. É um pobre, crédulo e descartável interlocutor, logicamente que discorda de minha posição – pois acredita em algo tão absurdo quanto obviamente criado quanto Deus. No caso de os papeis comunicativos serem invertidos, a resposta negativa serve da mesma forma ao believer questionador: “mas é claro que discordas de minha posição, oh, pobre cético ateu, já que falhas em captar a mais fundamental das verdades do universo”.
Voilà, o argumento interno de negação pessoal.


No caso de ambos concordarem na complexidade da questão, no sim, no não, no depende nominalista cientificista ou pós-moderno, reitero a questão: que diferença faz?

É, portanto, uma pergunta acusatória ou inútil. Nego-me tão frequentemente a respondê-la quanto me decido a jogar o jogo do crente e do descrente no caso de encontrar algum interlocutor incomodado com minha recusa. O fato é que dentro de minha linha de raciocínio, quando é feita uma pergunta em que todos os substantivos e verbos são desprovidos de sentido objetivo, o processo comunicativo é interrompido por falta de significado interno e a pergunta torna-se, enfim, vazia.

18 Comments:

  • Quando perguntado, costumo responder primeiro "qual deles ?".
    Gostei da sua argumentação. Nenhuma crítica com relação ao uso desqualificante. É isso aí.
    Mas não acho inútil a discussão sobre Deus, embora concorde que sua existencia ou não é indiferente.
    Melhor dizendo, talvez não valha a relação custoXbenefício da discussão quando o interlocutor é crente ou ateu ferrenho.
    Mas acho que deuses podem ser úteis.
    Pessoalmente, gostaria de resgatar os gregos.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 12:37 PM  

  • 1.eu só discuti a relevancia desta questao em particular, jamais ousaria dizer que esta pergunta representa de alguma forma a unitilidade dos deuses

    2. os gregos que conhecemos já são o resgate feito por seus safe-keepers ao longo dos dois milenios que nos separam, estava inclusive escrevendo um texto sobre isso.

    Socrates é tão jesus cristo quanto agostinho é platonico e tomas de aquino é aristotélico. ~
    Quem voce acha que guardou os manuscritos e os traduziu do obscuro grego clássico para o ocidente?

    e melhor ainda do que isso

    em que lingua voce acha que foi escrito o novo testamento?
    Em hebraico?

    um pessoal, depois de descobrir sua existencia na super-interessante, poderia chutar aramaico.

    Mas, até aonde sei, foi em grego.

    Na verdade o panteao plural grego, se considerarmos os textos que temos (os únicos, todos salva-guardados pelos seus "equivalentes" suspeitos e cristãos) anda de mãos dadas e dedos entrelaçados com o monoteísmo filosófico da busca da Verdade Maíscula, o Sol que ilumina ao lado de fora da caverna, Amon.
    E viva o sincretismo.

    em breve traduzo este texto e retiro-lhe a licensa aleijádica porque, afinal de contas, com meu novo hp pavilion nao tenho mais licensa alguma.

    By Blogger Dr. Voldo, At 3:45 PM  

  • Não sei se a pergunta feita no título era pra ser respondida ou se é uma pergunta retórica... mas ao ler a pergunta me pus a pensar em várias coisas... que não importam aqui e agora, mas eu diria que acredito em 'algo' que chamo de Deus e que, em momentos muito difíceis de minha vida, me deu o alento que precisava pra levantar a cabeça e continuar vivendo... É algo não tangível, não explicável, mas confortável... Bem que minha avó sempre dizia que a gente só sabe se realmente entendeu alguma coisa qdo podemos explicá-la a uma criança... Still thinking...

    By Blogger Anne M. Moor, At 4:03 PM  

  • era você! vejo que estás melhor!!
    que bom!
    "graças à Deus".. hehehe...
    eu que sou zero adepta de discussões já sabia de antemão que futebol, religião e política não se discute, portanto...
    Mas concordo muito que não é a pergunta em si que é relevante, afinal, "esperanças" e essas cositas está só dentro da gente e cabe somente à nós darmos ou não um nome para elas...

    By Blogger Érica Martinez, At 2:27 PM  

  • "futebol, religiao e politica nao se discute" eh uma frase interessante

    as proibicoes que temos sao um bom parametro pra indicar exatamente aquilo que mais fazemos, por motivos que considero obvios demais pra detrinchar por aqui.

    Diz-se que nao se discute futebol, religiao e politica justamente porque sao as coisas que mais se discute por ai.

    Alem do mais, diz-se de tudo. E a sopa pos-moderna do senso comum eh a ultima autoridade em materia de qualquer coisa que eu assumiria pra mim mesmo.

    Futebol eu nao discuto pelo mesmo motivo que nao discuto novela das 8, porque pra mim sao equivalentes em relevância.

    Politica eu costumo discutir as avessas, meio a contra-gosto e de passagem ou com intencoes duvidosas, porque a politica ficou de quatro pra economia faz um bom tempo, e de economia eu nao entendo tao bem.

    Religiao eu vivo discutindo, talvez porque nao tenha tabu religioso - no plano consciente, evidentemente, algum. E porque eh divertido pentelhar aqueles que "acreditam"

    By Blogger Dr. Voldo, At 2:56 PM  

  • Anne: o Deus único serve para isso.
    Mas ter um deus para cada necessidade humana é muito mais interessante...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 7:44 PM  

  • Vamos deixar os filósofos e essas brisas de lado um pouco.
    E o tornozelo?
    Já tá bom = a cabeça?
    Bjo.

    By Blogger , At 9:36 AM  

  • Uma rápida recuperação pra ti Rodrigo. Bjão...

    By Blogger Anne M. Moor, At 12:13 PM  

  • longe disso, ainda está imobilizado e entitanizado

    mas sobreviverei, e pelo menos nao bati a cabeça, que, além das mãos, é a unica parte do corpo que uso pra alguma coisa útil.

    Deve ser inclusive alguma ironia divina, porque eu só uso o corpo pra fazer exercicios, porque, de resto, nao faço nada que exija movimentaçao.
    Agora nao posso de fato me movimentar, e tenho como conselho que se algum dos presentes aqui tem dificuldades disciplinares com exercicios fisicos, que quebre o seu tornozelo direito e lhes rompa o ligamento (se voce for destro de perna, claro), pois ele se recupera bem e, de quebra, voce ainda perde uns quilos devido ao excesso de exercicios que tem que fazer pra ir de um quarto pro outro

    By Blogger Dr. Voldo, At 12:55 PM  

  • (queria saber qual a sua cara quando vc responde à esses comentários pq imagino-te com uma cara de "irado" mas depois leio que "eh divertido irritar os que acreditam" e fico pensando se poderias estar sorrindo...)

    o que digo sobre os três itens é que as pessoas tendem a ser apaixonaaaadas por eles e discutem com tanta voracidade que é difícil fazê-las mudar de idéia sobre algum ponto, por isso muitas vezes é preferível nem discutir...
    mas acredito que seja sempre interessante pelo menos saber de todos os assuntos e até sobre novela, se for o caso, para formar opiniões, mesmo para taxá-las de "sopa-pós moderna do senso comum"...
    ;)

    By Blogger Érica Martinez, At 1:06 PM  

  • Rodrigo:O Super-titã.
    nio no tornozelo.
    Tô aqui pensando, se vou seguir sua receita, mas tô com medo de encontrar enfermeira sargentão.
    Prometo que nao faço mais nenhum comentário "idiota".
    Bjo.

    By Blogger , At 4:13 PM  

  • Meu querido Rodrigo- fico contente em encontrá-lo já escrevendo... e num tom descansado!Espero pela sua recuperação total.- beijos-zuleica

    By Blogger zuleica-poesia, At 7:08 AM  

  • que interessante, 3 comentarios seguindos com referencia ao meu tom: um deles imaginando-me irado, outro sentido-se atacado e o terceiro julgando-me descansado, quando absolutamente nenhum dos 3 passa perto de revelar uma nesga da verdade!


    Imagine-me rindo, é bem mais proximo da verdade.

    By Blogger Dr. Voldo, At 12:51 PM  

  • que bom!!!
    acho que isso sim é um bom retorno!!!
    agora posso comentar à vontade, mesmo que fale bobagens... ou não?rsrsrs...
    ;)

    By Blogger Érica Martinez, At 3:41 PM  

  • Rodrigo, só tenho medo da enfermeira sargentão.È que minha gracinha foi sem graça(por isso disse que foi idiota).Não me sinto atacada(nem sei se estava se referindo a mim)por você não,aliás vivo passeando por aqui porque gosto.
    Bjo

    By Blogger , At 6:42 PM  

  • bom, agora que estamos todos juntos e felizes como uma familia, ja esta na hora de postar o proximo texto

    By Blogger Dr. Voldo, At 8:10 AM  

  • Aguardando... Minha esperança está em pessoas como tu...

    By Blogger Anne M. Moor, At 8:37 AM  

  • tudo em paz!
    mas já demorou... rsrsrs

    By Blogger Érica Martinez, At 11:54 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home