Dysfemismo

Friday, June 29, 2007

O Acordo de Bom-Senso-Tácito

É de conhecimento absoluta e vulgarmente comum o fato de que, principalmente em um sistema de massificação e intensificação social, o choque entre gerações subseqüentes seja inevitável.
Infelizmente, os mecanismos psíquicos do desenvolvimento humano nas presentes condições civilizatórias impedem à maior parte dos indivíduos uma adaptação real-time satisfatória. É por esta razão que se torna impossível a paz absoluta entre o imaginário de diferentes gerações.

Contribui também, imensamente, nesta direção, o fato de que a atribuição automática e inexorável de autoridade paterna (no sentido plural que inclui tanto mãe quanto pai) implica em responsabilidade de formação de caráter.

Temos, portanto, o evento bélico de responsabilidade moral ultrapassada sobre um futuro incerto e caótico (na perspectiva da autoridade) contra uma vanguarda tão ou mais incerta de seus rumos – com a única inefável certeza (tanto empirica – “sabemos” em termos práticos que se fizermos exatamente o que nossos pais implícita e explicitamente nos impuserem seremos antiquados, infelizes e ativamente retrógrados – quanto em termos subjetivos “sentimo-nos” impelidos à contestação da autoridade – uma força propulsora do instinto progressista da psiquê civilizada – na fase consolidadora de caráter: o período de adolescência prolongado em que sua existência é inextricável economicamente da autoridade paterna).

A contra-partida é o bom-senso-tácito por parte da autoridade. A partir deste momento, trabalharei em um nível mais inconscientizado – que é mais conveniente e eficiente à propagação e manutenção da vida.

De forma implícita, eventualmente à própria autoridade, perpetua-se a noção subjetiva de que o limite prático é superficial e imagético: com tanto que a autoridade não tome conhecimento objetivo dos eventos e/ou práticas cotidianas que sua formação moral desaprovaria irrevogavelmente em sua prole (sem possibilidade de alteração por vias argumentativas da contra-parte hierarquicamente inferior), tudo corre bem.

E, embora aparentemente tosco, primitivo e superficial demais, essa característica foi perpetuada ao longo de gerações e gerações. Não entrarei na questão de se foi ela a principal responsável pelo mal-estar da civilização pós-moderna, mas partirei do princípio de que ela “funcionou”, simplesmente porque estamos aqui, vivendo, subvivendo, sobrevivendo e pós-vivendo, de forma absolutamente funcional para os parametros da própria autoridade global cristã-capitalista (protestante?).

A questão que nos resta é: como?

A minha resposta é relativamente simples: o amperímetro de ética pós-moderna é majoritariamente estético. As autoridades individuais funcionam como eficiente parâmetro global, de forma que se é possível que sua autoridade pessoal, extremamente próxima física e psiquicamente à existência do hierarquicamente inferior, ao longo do prolongado período de adolescência, desconheça as práticas repreensíveis, a seus valores individuais (harmônicos aos parâmetros globais – que, na ética estética da pós-modernidade constituem O Parâmetro), é perfeitamente concebível que aparentemente, sua existência não constitua em falha (conceito aristocrático, mas perfeitamente utilizável no sentido subjetivo do parâmetro da autoridade que órbita psiquicamente entre sucesso e falha para sua prole, analogamente aos parâmetros da seleção natural).

6 Comments:

  • Bem ... não é tão simples assim.
    E talvez seja ainda mais simples.
    Freud foi sagaz ao postular 3 estruturas imagéticas: Id, Ego e Superego.
    E, de algum modo, por mais brilhante que fosse, vitimou-se por encantamento pelo modelo (sua Creação.
    Sua explicação faz sentido nesse contexto psíquico fragmentado, mas não dá conta da complexidade decorrente do alheamento (ainda que imperfeito) que resulta numa aproximação da totalidade do ser.
    Quando isso acontece, tudo fica mais simples, porque carece de explicação. Filhos são como são, a gente gosta deles e aproveita para aprender com os desafios que oferecem à nossa moralidade enferrujada.
    E fica mais complicado, porque não há como se libertar integralmente das estruturas arqueológicas da mente (educação, cultura, sociedade, religião).
    Eu tive sorte até agora. As divergências ocorrem nas proximidades dos meus limites, o que me permite expandí-los para acomodá-las.
    E a energia motivacional vem fácil, do amor e da admiração pela cria.

    By Blogger Flavio Ferrari, At 9:15 PM  

  • voce é suspeito demais pra comentar porque o texto é do seu filho.
    faz parte do próprio conteúdo do texto deixar isso claro, inclusive

    By Anonymous Anonymous, At 4:53 PM  

  • Não sei se entendi o teu texto não... mas esse tal de "choque entre gerações" não me parece que seja tão invevitável assim... Ao colocar alguém no mundo, os pais tem sim a 'responsabilidade' de ajudar esse ser a caminhar com suas próprias pernas. Tem igual responsabilidade de respeitá-lo e ensiná-lo a respeitar-se, além de a respeitar aos outros. Não chamaria de autoridade ... Refletir, ensinar a refletir e refletir juntos dilui essa autoridade e desenvolve um ambiente de amizade, amor e respeito, que por sua vez promove paz. Justamente por ser o futuro incerto e caótico é que amizade, amor e respeito (nessa ordem) entre as gerações e especificamente entre pais e filhos é desejável.

    By Blogger Anne M. Moor, At 1:54 PM  

  • Rô: todo mundo é suspeito para comentar ...
    Anne: vou caetanear...
    - Ou não...

    By Blogger Flavio Ferrari, At 9:13 PM  

  • Querido- respeito o seu mistério, mas sinto falta de sua presença. Dois minutos bastariam, palavra! beijos-zuleica

    By Anonymous Anonymous, At 6:35 AM  

  • As autoridades familiares deviam passar menos tempo clamando pela presença dos inferiores desgarrados e mais tempo compreendendo-os e contemplando-os em sua modernidade.

    É pela sua incompreensão e inadequação que desgarram-se e evoluem.

    Mas o pródigo é o que volta quando aprendeu o erro.

    O que aprendeu que não era ele o erro, nunca mais volta.

    By Anonymous Anonymous, At 2:38 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home