tag:blogger.com,1999:blog-22452975.post7382228993732386725..comments2023-10-30T05:19:27.091-07:00Comments on Dysfemismo: O Sustentáculo do BemDr. Voldohttp://www.blogger.com/profile/03046899748864299005noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-39819125370391152892007-09-30T12:36:00.000-07:002007-09-30T12:36:00.000-07:00Posso concluir que o sustentáculo do bem é a liber...Posso concluir que o sustentáculo do bem é a liberdade? Gostei!Udihttps://www.blogger.com/profile/06435409132515886360noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-36874693346225901512007-09-26T11:04:00.000-07:002007-09-26T11:04:00.000-07:00Ao que me parece, hoje vivemos numa sociedade muit...Ao que me parece, hoje vivemos numa sociedade muito mais libertina que antes. Não mais temos regras e posições sociais fixas tais como possivelmente nossos pais e ávós, mais fortemente nesse caso, tiveram. Através da individualidade se cria a liberdade e ao invez de repreenções temos libertações. "O homem está fadado a ser livre" disse Socrátes. Não é a repreenção que causa angustia no homem. Quando este está incluso em um grupo, sua consciencia individual, culpa e responsabilidade de suas ações são justificaveis por um bem maior. Repreendido ele não chega a consciencia do mal, de culpa. Ao se tirar as repreenções e não ao te-las em maior força temos a impressão de que ela está mais forte do que nunca, mas o que na verdade se torna forte nesse cenario é o sentimento de culpa individual por se ser livre e ter que arcar com as consequencias para o bem ou mal de cada uma de suas ações.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-52706519770186321412007-09-24T06:10:00.000-07:002007-09-24T06:10:00.000-07:00Você está melhor, não é? Todo esse pensamento sobr...Você está melhor, não é? Todo esse pensamento sobre o bem e o mal contém muito pouco de amargura. Esse pessoal escreevendo de madrugada me dá um sono!... Mas é um elogio para você.-abraço-zuleicaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-6458207054003504252007-09-22T22:49:00.000-07:002007-09-22T22:49:00.000-07:00Mas há males que vem para bem ...Mas há males que vem para bem ...Flavio Ferrarihttps://www.blogger.com/profile/18129286597602070986noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-80052899030607915552007-09-19T01:24:00.000-07:002007-09-19T01:24:00.000-07:00Portanto, a empatia, que deveria ser uma coisa boa...Portanto, a empatia, que deveria ser uma coisa boa, só nos causa sofrimento, pois nos afastamos de nossa concepção interna de mal/bem para tentarmos entender o que vai pelos sentimentos do outro...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-45059279653104272542007-09-18T14:05:00.000-07:002007-09-18T14:05:00.000-07:00E para ("o lado da conclusão implícita) de que qua...E para ("o lado da conclusão implícita) de que quando é com você (sendo você a "vítima") não é frescura...<BR/>É engraçado como muitas vezes nos questionamos se o que estamos fazendo é mal ou não, mas raramente nos questionamos se o que o outro faz conosco é mal. Se nos sentimos desagradáveis, rotulamos como mal e nem paramos para pensar se não somos nós que estamos sendo frescos...Avzhttps://www.blogger.com/profile/03975054681916146390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-46115240373921596942007-09-18T07:20:00.000-07:002007-09-18T07:20:00.000-07:00Viver se torna insuportável quando você pensa em q...Viver se torna insuportável quando você pensa em quantas bactérias estão sendo capturadas pela sua respiração e mortas por seus anticorpos.agente laranjahttps://www.blogger.com/profile/06617134961848634028noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-88946001784072590882007-09-18T06:49:00.000-07:002007-09-18T06:49:00.000-07:00belíssima objeção, e é exatamente aonde eu quero c...belíssima objeção, e é exatamente aonde eu quero chegar<BR/><BR/>não se distingue no ato em si entre frescura e ação desagradável.<BR/><BR/>Por causa disto, voce precisa pensar pra fazer uma distinção interna condizente com os valores que te passaram, e, pensando, os seus atos desagradaveis são minimizados ao razoável e natural (porque nao se pode deixar de cometer o mal por toda uma vida, evidentemente). <BR/><BR/>Mas isto só se voce pensar. Se voce não pensar, vai se distanciar da distinção entre frescura e desagradável cada vez mais pra o lado da conlcusao implicita de que quando nao é com voce, é frescuraDr. Voldohttps://www.blogger.com/profile/03046899748864299005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-26699213497100097922007-09-17T13:09:00.000-07:002007-09-17T13:09:00.000-07:00Se uma ação X é desagradável ao outro (e, portant...Se uma ação X é desagradável ao outro (e, portanto, má) e eu me sinto desagradável por ter causado mal a este, ela é desagradável a mim também.<BR/>No entanto, o outro pode ser um fresco e pentelho e estar se sentindo desagradável a toa, o que tornaria a ação X não-má e a frescura do outro má, sem que este saiba.Avzhttps://www.blogger.com/profile/03975054681916146390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-19629812772096015132007-09-17T09:04:00.000-07:002007-09-17T09:04:00.000-07:00A objeção não faz o menor sentido.Não me ocorre ne...A objeção não faz o menor sentido.<BR/>Não me ocorre nenhuma razão que possa resultar na impossibiliadade do mal alheio visto que a prática do bem e do mal, na minha concepção, referem-se ao agradável e desagradável aos outros.<BR/><BR/>A questão é que aquele que pensa terá muitos problemas a respeito do seu próprio bem-agir pra perder seu tempo discutindo sobre o mal-agir dos outros, o que é perfeitamente razoável.Dr. Voldohttps://www.blogger.com/profile/03046899748864299005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-43590997699005564682007-09-16T21:26:00.000-07:002007-09-16T21:26:00.000-07:00Gostei do texto.Embora no extremo pensar filosófic...Gostei do texto.<BR/>Embora no extremo pensar filosófico não me pareça que os conceitos de bem e mal possam, do ponto de vista do autor da ação, aplicar-se a outras pessoas.<BR/>Mas é tarde e eu estou cansado demais para discorrer sobre o tema.Flavio Ferrarihttps://www.blogger.com/profile/18129286597602070986noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-11946219757241478302007-09-15T14:03:00.000-07:002007-09-15T14:03:00.000-07:00avz, a qustão que abordo aqui é sobre o estatúto o...avz, a qustão que abordo aqui é sobre o estatúto ontológico do mal, embora nao seja muito a minha linha.<BR/>Mas o ponto é que ainda que pensando relativamente, sem pensar voce tem mais chance de beneficiar Z e prejudicar Y indiscriminadamente, porque obviamente tudo beneficia alguem e prejudica alguem. <BR/><BR/>O ponto é que é impossivel que o beneficio que voce conferiu a uma pessoa seja classificado como prática do bem se voce fez sem pensar. É apenas uma eventualidade probabilística do seu ato maligno, já que nenhum mal pode ser absoluto em função de seu próprio estatuto ontológico de não-ser.Dr. Voldohttps://www.blogger.com/profile/03046899748864299005noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-41789861305947848022007-09-15T02:45:00.000-07:002007-09-15T02:45:00.000-07:00Bem e mal, superego, Platão, maniqueismo, culpa......Bem e mal, superego, Platão, maniqueismo, culpa...Porque vim te visitar tão cedo de manhâ?! Terei um dia de questionamentos...<BR/>BeijoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-28566438373524224982007-09-14T14:27:00.000-07:002007-09-14T14:27:00.000-07:00Ao praticar X, você estará fazendo mal a um Y qual...Ao praticar X, você estará fazendo mal a um Y qualquer e bem a um outro Z.<BR/>Você pode ser o "socialista" (no sentido de pensar no bem social) e decidir se faz X ao calcular: bem-para-Z menos mal-para-Y. Não conheço ninguém que haja assim (talvez um político ideal o fizesse?)<BR/>Você pode ser o egoista e simplesmente fazer X, sem pensar nos outros e sem se sentir coagido pela moral da sociedade. Dizem que esses são os sócio-patas (ex.: Suzaninha Von Richtofen).<BR/>Você pode seguir o que o pastor da igreja mais próxima diz, e aí, convenientemente, nenhuma culpa será sua.<BR/>Você pode seguir o que a lei diz. Aí qualquer mal causado por X não será levado em consideração, se X for legal.<BR/>O problema é que nenhum desses modelos é conveniente para a maioria das pessoas, que terminam tendo que criar o seu próprio. Cae-se (do verbo "cair". Talvez eu tenha inventado um tempo verbal), aí na escolha em pensar demais no mal que está causando e não fazer nada ou pensar de menos e fazer mal demais. Sendo isso dois extremos de um contínuo e não dois pontos isolados.<BR/><BR/>Mais para frente posto mais...<BR/><BR/>AvzAvzhttps://www.blogger.com/profile/03975054681916146390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-11102902130109136982007-09-14T04:57:00.000-07:002007-09-14T04:57:00.000-07:00Deixar de mentir pra nós mesmos...Deixar de mentir pra nós mesmos...Anne M. Moorhttps://www.blogger.com/profile/15370358575729643371noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22452975.post-47903605376136368602007-09-14T04:56:00.000-07:002007-09-14T04:56:00.000-07:00Só conseguimos modificar um comportamento ou uma a...Só conseguimos modificar um comportamento ou uma atitude se o enxergarmos como não produzindo nada de benéfico pra nós ou pros outros no processo. Mas, como dizes, isso é imensamente difícil e a razão da dificuldade é que isso nos machuca. Nos olhar no espelho com olhos de enxergar é algo que invariavelmente dói. Mas é necessário. É um processo doído, longo mas no final nos traz alívio. Uma maneira de fazer isso é se questionar sobre suas próprias ações. É tão mais fácil questionar as ações dos outros...Anne M. Moorhttps://www.blogger.com/profile/15370358575729643371noreply@blogger.com